segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Publicidade e propaganda




Para ser um publicitário, é necessário ter criatividade, entusiasmo, conhecimentos gerais e de idiomas. Criar outdoors, comerciais de TV e grandes campanhas publicitárias não é fácil. Exige uma série de passos e atividades que vão desde o atendimento, pesquisa e planejamento, até criação e redação, mídia e produção.

CAMPO DE ATUAÇÃO

o publicitário atua em agências de publicidade, na área de marketing de empresas e em produtoras especializadas (som, vídeo, etc).

Logo abaixo você pode encontrar mais informacoes sobre determinados ramos da publicidade, espero que possa ajudar a esclarecer algumas duvidas para vocês.

OBJETIVOS DO CURSO

O perfil do profissional desta área, graduado é delineado pela criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda.

Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas.

O curso dá-se ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Atividades Principais
Definir estratégias de lançamentos de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público alvo;
Estudar o comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
Efetuar a criação de campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
Atuar em agências de comunicação, seja de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas, através de consultoria e assessoramento;
Atuar em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
Atuar em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema, além de atuar no atendimento e administração dessas empresas;
Atuar em divisões ou departamentos de comunicação de empresas, em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa de uma organização e de seus produtos e serviços;
Exercer a atividade profissional em editoras, emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa em geral;
Atuar em institutos de pesquisa, planejando e realizando diversos tipos de pesquisa, como as de mercado, de opinião e político eleitorais;
Exercer a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.
Mercado de Trabalho
O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais

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